Dicas para lavar e secar roupas de tricô

Aqui estão algumas dicas de como manter seu tricot LIVORA por ainda mais tempo. A LIVORA trabalha com materiais de primeira linha, isso por si só já vai manter sua peça por bastante tempo. Contudo, o tricot de forma geral, é uma peça deligada, a forma de tecimento em tramas abertas, pede cuidados especiais. Use as dicas abaixo para manter por muito mais tempo 😉

Lavagem à máquina

 Sim, é possível lavar as malhas de tricô na lavadora! Para que as peças não encolham, selecione a opção para roupas delicadas e use sabão líquido. Coloque as roupas do avesso para evitar a formação de bolinhas e deixe a água em temperatura ambiente. Uma outra dica bem legal é utilizar saco para lavagem de roupas delicadas, se não tiver use uma fronha, sim fronha de travesseiro, e pode lavar com tranquilidade.

Lavagem à mão

Com a correria do dia a dia, acabamos lavando a maioria das roupas na máquina, mas a melhor opção, se você tiver um tempinho extra no final de semana, é lavar os tricôs à mão. Aplique sabão de coco ou sabão líquido para roupas delicadas dissolvido em água. Evite esfregar: dê apertadinhas de leve nas áreas sujas, enxágue e repita a operação com o amaciante.

Como secar

Secar roupas de tricô também é uma operação delicada: se você colocar a peça molhada diretamente no varal, ela poderá ficar deformada. Já se usar a máquina secadora, ela poderá encolher.
O ideal é retirar o excesso de água com pressionadas suaves na peça, sem torcer, e depois estendê-la por cima de uma toalha, na horizontal. Você pode usar um varal de chão ou uma mesinha ou cadeira na área de serviço.

Como guardar

  • Não coloque a roupa de lã em cabides para evitar que o tecido alargue nos ombros

Na hora de arrumar o guarda-roupa, tem quem acabe colocando as peças de lã em cabides por achar que essa é a melhor maneira de evitar que elas amassem. Mas, para a surpresa de muitos, é justamente isso que faz com que a roupa fique deformada!

Isso ocorre porque, com o passar do tempo, o peso do cabide na blusa acaba fazendo com que ela alargue a área próxima aos ombros e, assim, mude sua forma. Então, para evitar esse problema, já sabe: deixe esse lugar para as roupas com outro tipo de tecido!

  • Dobre e guarde as roupas de lã empilhadas nas prateleiras

Agora que você já sabe que o cabide pode comprometer as roupas de lá, deve estar se perguntando: como fazer para guardá-las, então? Vamos lá!

Uma maneira simples – e que vai te ajudar a otimizar espaço – é colocar uma peça empilhada na outra depois de dobrar todas elas cuidadosamente aí é só colocá-las uma por cima da outra e pronto!

Está com dúvida?